SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Skinner e a assimetria entre reforçamento e puniçãoQuem tem medo de controle aversivo? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

HUNZIKER, Maria Helena Leite. Afinal, o que é controle aversivo?. Acta comport. [online]. 2011, vol.19, n.4, pp. 9-19. ISSN 0188-8145.

Embora a literatura relativa à análise do comportamento descreva as relações que envolvem controle aversivo, esse termo não é, em si, definido claramente. O presente texto visa analisar conceitualmente o que significa "controle" e que fatores o caracterizam como "aversivo". O termo "controle" é analisado funcionalmente, considerando-se as probabilidades relacionais envolvidas nas relações operantes e respondentes. Destaca-se a característica de bi-direcionalidade do controle na interação organismo/ambiente, o que caracteriza essa relação como dinâmica e responsável pela renovação contínua do comportamento e pela sua individualidade. A análise dos fatores que caracterizam o controle é feita a partir das operações e seus efeitos comportamentais, bem como da natureza dos estímulos envolvidos nas relações nomeadas como aversivas. Conclui-se que nenhum desses fatores permite a caracterização objetiva do agrupamento das relações aversivas. Sugere-se que o maior desenvolvimento de estudos experimentais sobre respondentes encobertos (respostas "emocionais") pode ser um fator que ajude a tornar mais objetiva essa classificação.

Palavras-chave : Controle; Controle Aversivo; Análise do Comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )