SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Spatiotemporal control and response generalization of lever pressing by ratsAn analysis of instructions functions in a free operant procedure with children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

AGGIO, Natalia Maria  and  DOMENICONI, Camilia. Formação e manutenção de classes de estímulos equivalentes: um estudo com participantes da terceira idade. Acta comport. [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 29-43. ISSN 0188-8145.

Variáveis como a estrutura de treino Comparison-as-node e o arranjo "do simples para o complexo" podem facilitar a formação de classes de equivalência. Além disso, o tamanho das classes pode influenciar na manutenção das relações formadas. Apesar da diversidade de populações estudadas com procedimentos baseados no paradigma de Equivalência de Estímulos, existe ainda uma carência de dados com a população idosa. O objetivo deste estudo foi verificar a formação e a manutenção de classes de estímulos equivalentes de diferentes tamanhos, tendo como participantes idosos entre 60 e 75 anos. Para tanto, foram ensinadas três classes equivalentes, compostas por três (Condição 1) ou seis estímulos (Condição 2). Todos os participantes mostraram a emergência de classes de equivalência. Seis semanas após a fase de formação das classes de equivalência, foi realizado um teste com as relações aprendidas e emergentes. Em geral, os participantes que passaram pela Condição 1 apresentaram porcentagens menores de acertos do que os que passaram pela Condição 2, no teste realizado após seis semanas. Esse desempenho evidenciou que o número de estímulos em uma classe pode ser uma variável que influencia na manutenção das mesmas ao longo do tempo, uma vez que os participantes da condição que aprenderam classes maiores tiveram resultados melhores no teste de manutenção.

Keywords : idosos; equivalência de estímulos; formação de classes de estímulos equivalentes; manutenção de classes de estímulos equivalentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )