SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Formação e manutenção de classes de estímulos equivalentes: um estudo com participantes da terceira idadeCorrespondência verbal: a relação entre os comportamentos verbal e não verbal de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Comportamentalia

versión impresa ISSN 0188-8145

Resumen

VEIGA, Dhayana Inthamoussu; SCHMIDT, Andréia  y  BISCOUTO, Kátia Daniele. Uma análise das funções de instruções em um procedimento de operante livre com crianças. Acta comport. [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 45-69. ISSN 0188-8145.

Embora haja uma extensa discussão conceitual na Análise do Comportamento sobre a função de instruções, muito poucos estudos empíricos foram conduzidos para investigar esse fenômeno. Teve-se por objetivo investigar se a correspondência ou não correspondência de instruções em relação às condições de reforço em um procedimento de operante-livre alteraria a função dessas instruções sobre o responder de crianças. Participaram do Experimento 1 dez crianças com 8 a 10 anos, distribuídas em dois grupos. Todas participaram, individualmente, de um jogo no qual deveriam buscar pistas escritas que conduziam (ou não) a novas pistas, até encontrarem um vale brinde. No primeiro grupo, foram apresentadas predominantemente pistas que descreviam locais onde havia novas pistas; no segundo grupo, eram apresentadas predominantemente pistas não correspondentes. Em ambos os grupos, as pistas pareceram exercer função alteradora da função de outros estímulos, não exercendo função discriminativa ou motivadora. Do Experimento 2, que tinha por objetivo refinar o controle experimental do Experimento 1, participaram oito crianças de 8 a 10 anos. Observou-se que a função das instruções (alteradora de função) não teve relação com a correspondência das mesmas. Sugere-se que novos estudos que utilizem procedimentos de operante-livre sejam conduzidos para investigar diferentes funções de instruções.

Palabras clave : Controle instrucional; comportamento governado por regras; função alteradora de função; função discriminativa; função motivadora; operante livre; crianças.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )