SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1An analysis of instructions functions in a free operant procedure with childrenApplied behavior analysis and training for parents: A review of articles published in the Journal of Applied Behavior Analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

LEME, Renata Coradi  and  PEREIRA, Maria Eliza Mazzilli. Correspondência verbal: a relação entre os comportamentos verbal e não verbal de professores. Acta comport. [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 71-85. ISSN 0188-8145.

Correspondência verbal consiste na relação entre o dizer e o fazer. O presente estudo pretendeu investigar a correspondência entre os comportamentos verbal e não verbal de professores em sala de aula. Participaram do estudo dois professores que lecionavam para uma turma da 6ª série do Ensino Fundamental. Foram filmadas e posteriormente transcritas quatro aulas de um participante e cinco do outro participante. Com base na transcrição, montaram-se questionários que apresentavam cerca de dez situações observadas em sala de aula, cada uma delas seguida de uma pergunta sobre o que o professor faria ou fez naquela situação. Os dados apontaram que os sujeitos emitiram, com maior frequência, relatos correspondentes à situação observada, principalmente para as questões referentes a um comportamento passado. Por se tratar de um estudo em ambiente natural não foi possível abordar os resultados apenas como correspondência ou não entre os comportamentos verbal e não verbal. Foi necessário distinguir entre correspondência topográfica e funcional, bem como entre correspondência total ou parcial, para melhor apreensão da diversidade de casos que se apresentaram.

Keywords : correspondência verbal; Relação dizer-fazer; Comportamento verbal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )