SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Verbal correspondence: the relationship between teacher's verbal and non verbal behaviorInstances of the therapeutic relationship measures from a categorization tool author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

ZAZULA, Robson  and  HAYDU, Verônica Bender. Análise aplicada do comportamento e capacitação de pais: Revisão dos de artigos publicados pelo Journal of Applied Behavior Analysis. Acta comport. [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 87-107. ISSN 0188-8145.

Por meio de revisão bibliográfica foi feito um levantamento para quantificar os dados dos métodos e para identificar e descrever os procedimentos/estratégias empregados nos programas de capacitação de pais que se basearam em princípios básicos da Análise do Comportamento dos estudos publicados no periódico Journal of Applied Behavior Analysis entre 1968 e 2009. A busca foi feita por meio da base de dados PsycINFO. Foram consultados 36 estudos, descritos em 31 artigos. Para a quantificação dos dados do método foram considerados os dados dos participantes, o tipo de delineamento experimental, o local em que a intervenção foi realizada e outras características dos procedimentos. Os procedimento/estratégias empregados foram agrupados e analisados de acordo com os seguintes princípios da Análise do Comportamento: modelagem, operações estabelecedoras, controle de estímulos e governo por regras. Os resultados permitiram observar grande variação quanto ao método dos estudos revisados, prevalecendo intervenções individuais, com delineamento de pesquisa de sujeito único e com linha de base múltipla. Foram citados com frequência o procedimento/estratégia de modelagem de respostas e os relacionados ao governo por regras, evidenciando o importante papel desses princípios em procedimentos de capacitação.

Keywords : Análise Aplicada do Comportamento; capacitação de pais; programas de intervenção; revisão; métodos de pesquisa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )