SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Applied behavior analysis and training for parents: A review of articles published in the Journal of Applied Behavior Analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

PERON, Francielly  and  LUBI, Ana Paola Lopes. Instâncias da relação terapêutica medidas a partir de um instrumento de categorização. Acta comport. [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 109-123. ISSN 0188-8145.

A relação terapêutica começou a ser evidenciada pela análise do comportamento quando se percebeu que propiciava - facilitava mudanças clínicas relevantes nos clientes, discutindo-se ser uma condição essencial para a adesão e sucesso do tratamento. A literatura da área presenta que o padrão e a qualidade da relação terapêutica se estabelece, principalmente, nas entrevistas iniciais do tratamento. Com a justificativa de auxiliar os terapeutas em formação a se prepararem para o início da prática clínica, a presente pesquisa buscou descrever, em termos de freqüência, quais são os comportamentos verbais vocais do cliente e do terapeuta mais comuns no início da terapia analítico-comportamental. Três sessões iniciais de duas díades terapeuta-cliente (terapeutas iniciantes) foram transcritas e categorizadas por meio das categorias verbais vocais dos terapeutas e dos clientes a partir do sistema multidimensional para a categorização de comportamentos na relação terapêutica. Observou-se que os terapeutas analisados predominantemente facilitaram o relato dos clientes, e o segundo tipo de intervenção mais utilizado foi "solicitar relatos"; já os clientes predominantemente relataram eventos. Alguns aspectos parecem estar relacionados com o início do tratamento, como a 'solicitação de relatos' fazer parte da coleta de dados e a ausência da categoria 'reprovação de ações ou relatos do cliente', ser próprio de uma audiência não punitiva. Alguns aspectos parecem relacionados com a relação terapeuta - cliente, por exemplo, a categoria dos clientes em 'relatar relações entre eventos' parece aumentar de frequência quando o terapeuta aumentou a frequência da categoria 'solicitar reflexão'. Considerando o objetivo descritivo do presente estudo, sugerem-se mais pesquisas sobre o tema para facilitar uma análise maior sobre aspectos referentes à relação terapêutica.

Keywords : Relação terapêutica; categorização de verbalizações; terapia analítico-comportamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )