SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Aquisição, manutenção e generalização de sequências verbais: Alguns contrapontos entre a Análise do Comportamento e Abordagens CognitivistasB.F. Skinner e a modernidade: Notas a partir de uma comparação com M. Foucault índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

BARROS, Thiago de  e  BENVENUTI, Marcelo Frota Lobato. Reforçamento automático: estratégias de análise e intervenção. Acta comport. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 177-184. ISSN 0188-8145.

Procedimentos empíricos de análise funcional têm sido amplamente utilizados em contextos clínicos para avaliação de comportamentos que requeiram tratamento. Muitas vezes, a análise funcional sugere que o comportamento problema está sendo mantido por reforço automático. Um problema nessa avaliação é que frequentemente ela é feita por exclusão, quando consequências que mantém o comportamento não são claras e não podem ser definidas objetivamente. O presente trabalho avalia criticamente a noção de reforço automático a partir de uma revisão de estudos selecionados que exploram a questão dos comportamentos mantidos por reforçamento automático, apontando algumas estratégias empíricas recentes delineadas para a avaliação e tratamento desses comportamentos. Essas estratégias contribuem para uma discussão da noção de reforço automático e para a elaboração de procedimentos aplicados baseados em reforçamento positivo.

Palavras-chave : Análise Comportamental Aplicada; Análise Funcional; Reforçamento Automático.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )