SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Automatic reinforcement: strategies of analysis and interventionCultural Consequences X Behavioral Consequences in Small Groups' Experimental Literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

FLORES, Eileen Pfeiffer; BATISTA, Miguel Vieira; FAGG, Juliana  and  CAVALCANTI, Hugo Oliveira Figueiredo. B.F. Skinner e a modernidade: Notas a partir de uma comparação com M. Foucault. Acta comport. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 185-199. ISSN 0188-8145.

O presente trabalho tem por objetivo discutir como B.F. Skinner se posiciona perante algumas categorias epistemológicas modernas, a partir de uma comparação com o pensamento de Michel Foucault. Foram analisadas as posições de Skinner em relação a quatro pontos características do pensamento moderno, comparando- as com as de Foucault. (1) Quanto à construção de grandes sistemas ou "teorias do todo", aponta-se como principal divergência entre os autores o caráter sistemático do pensamento de Skinner, em oposição à postura anti-sistemática de Foucault. Argumenta-se que, no entanto, a construção de grandes sistemas teóricos não leva necessariamente à aceitação de afirmações universalizantes nem ao alinhamento com outros postulados modernos. Skinner e Foucault produzem críticas radicais (2) ao historicismo (embora seja apontada uma contradição quando Skinner postula o progresso cumulativo da razão ao longo do tempo), (3) ao Sujeito Autônomo, e (4) à postulação de categorias universais relacionadas à noção de "natureza humana". Aponta-se o caráter complementar das críticas dos autores analisados e sugere-se a continuidade do diálogo entre as duas linhas de pensamento.

Keywords : B.F. Skinner; Michel Foucault; modernidade; behaviorismo radical.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )