SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Cultural Consequences X Behavioral Consequences in Small Groups' Experimental LiteratureThe logical function of the concept of contact medium author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

PIMENTEL, Naiene dos Santos; BANDINI, Carmen Silvia Motta  and  MELO, Camila Muchon de. Compreendendo o abandono do "eu iniciador" em B. F. Skinner a partir das críticas de G. Ryle ao mentalismo tradicional: questões teóricas e consequências práticas. Acta comport. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 217-233. ISSN 0188-8145.

As filosofias de B. F. Skinner e G. Ryle, ao contrário do que pensam muitos filósofos e psicólogos, não negam a subjetividade, a consciência e a liberdade do homem. O que o Behaviorismo skinneriano e a Filosofia de Ryle negam é a existência de um "eu interior" iniciador das ações ou de uma mente imaterial, que governa as ações humanas. O objetivo deste trabalho é analisar o abandono da noção de "eu iniciador" na Filosofia Behaviorista Radical de Skinner a partir das críticas ao mentalismo tradicional propostas pela Filosofia Analítica de Ryle. Como objetivos específicos busca-se indicar que a partir do conceito de comportamento verbal estão mantidos na Filosofia skinneriana, a seu modo, os conceitos de subjetividade, consciência e liberdade e apresentar os possíveis desdobramentos práticos relativos a uma Tecnologia Comportamental baseada no abandono da noção de "eu iniciador". Nesse sentido, apresenta-se inicialmente a proposta de Ryle de análise dos conceitos mentais e em seguida a proposta skinneriana dos eventos privados, indicando as críticas dos autores ao mentalismo tradicional. Por fim, indicam-se os desdobramentos práticos para a Tecnologia Comportamental, a partir do abandono da noção de "eu iniciador" na teoria de Skinner.

Keywords : B. F. Skinner; G. Ryle; eu iniciador; transgressão categorial; eventos privados; consciência; tecnologia comportamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )