SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Consequências culturais x consequências comportamentais na literatura experimental de pequenos gruposLa función lógica del concepto de medio de contacto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

PIMENTEL, Naiene dos Santos; BANDINI, Carmen Silvia Motta  e  MELO, Camila Muchon de. Compreendendo o abandono do "eu iniciador" em B. F. Skinner a partir das críticas de G. Ryle ao mentalismo tradicional: questões teóricas e consequências práticas. Acta comport. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 217-233. ISSN 0188-8145.

As filosofias de B. F. Skinner e G. Ryle, ao contrário do que pensam muitos filósofos e psicólogos, não negam a subjetividade, a consciência e a liberdade do homem. O que o Behaviorismo skinneriano e a Filosofia de Ryle negam é a existência de um "eu interior" iniciador das ações ou de uma mente imaterial, que governa as ações humanas. O objetivo deste trabalho é analisar o abandono da noção de "eu iniciador" na Filosofia Behaviorista Radical de Skinner a partir das críticas ao mentalismo tradicional propostas pela Filosofia Analítica de Ryle. Como objetivos específicos busca-se indicar que a partir do conceito de comportamento verbal estão mantidos na Filosofia skinneriana, a seu modo, os conceitos de subjetividade, consciência e liberdade e apresentar os possíveis desdobramentos práticos relativos a uma Tecnologia Comportamental baseada no abandono da noção de "eu iniciador". Nesse sentido, apresenta-se inicialmente a proposta de Ryle de análise dos conceitos mentais e em seguida a proposta skinneriana dos eventos privados, indicando as críticas dos autores ao mentalismo tradicional. Por fim, indicam-se os desdobramentos práticos para a Tecnologia Comportamental, a partir do abandono da noção de "eu iniciador" na teoria de Skinner.

Palavras-chave : B. F. Skinner; G. Ryle; eu iniciador; transgressão categorial; eventos privados; consciência; tecnologia comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )