SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Behavior analysis of the cue-induced animal model of drug relapseEffects of overlapping words on the composition of sentences under conditional control author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

SALVATORI, Amanda et al. Matching de identidade com estímulos compostos e o ensino de notas musicais. Acta comport. [online]. 2012, vol.20, n.3, pp. 287-298. ISSN 0188-8145.

O presente estudo teve o objetivo de estabelecer relações condicionais emergentes entre os nomes escritos de notas musicais (A - "do", "fa" e "si"), suas representações na pauta musical (B) e os sons tocados no piano (C) e flauta (C'). Cinco universitários foram submetidos a um treino de matching de identidade com estímulos compostos AB-AB. O teste A-B avaliou se emergiram relações condicionais entre os estímulos que compuseram os estímulos compostos no treino. No teste AC-B, o estímulo C foi introduzido. Em seguida, no teste C-A avaliou-se se novas relações condicionais entre os nomes escritos e o som das notas musicais emergiram. Por fim, um teste de generalização avaliou a extensão do controle para novos estímulos auditivos (C'- sons das notas tocados na flauta) e nomes escritos das notas musicais (Teste C'-A). Os resultados indicaram que para quatro dos cinco participantes houve a emergência de novas relações condicionais entre os nomes escritos de notas musicais, suas representações na pauta musical e os sons tocados no piano e flauta. Portanto, o treino de matching de identidade com estímulos compostos é um procedimento efetivo para o estabelecimento de relações condicionais emergentes no caso do ensino de notas musicais.

Keywords : matching de identidade; estímulos compostos; relações de equivalência; discriminação condicional; clicar; humanos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )