SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Effects of overlapping words on the composition of sentences under conditional controlEffects of self-monitoring behavior on adherence to two types of nutrition rules in adults with Type 2 diabetes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

RESENDE, Alice Almeida Chaves de; ELIAS, Nassim Chamel  and  GOYOS, Celso. Transferência de funções ordinais através de classes de estímulos equivalentes em surdos. Acta comport. [online]. 2012, vol.20, n.3, pp. 317-326. ISSN 0188-8145.

A aquisição da Língua Portuguesa escrita por surdos brasileiros pode ser dificultada em função das diferenças entre as estruturas ordinais - gramaticais dessa língua e da Língua Brasileira de Sinais. Tais diferenças costumam resultar em um repertório de escrita pelos surdos com ordem gramatical diferente daquela utilizada pela comunidade verbal brasileira. Este estudo investigou a transferência das funções ordinais para novas sequências após o estabelecimento de quatro classes de estímulos equivalentes, seguido do ensino de uma única sequência. Os participantes foram quatro indivíduos surdos com idades entre oito e 16 anos. Os estímulos experimentais foram 32 palavras impressas, divididas em oito conjuntos de estímulos, sendo que cada conjunto foi composto por uma sequência com sujeito, verbo, preposição/artigo e complemento. O procedimento de escolha de acordo com o modelo foi utilizado para estabelecimento das classes, e uma adaptação desse procedimento foi utilizada para as tarefas de sequência. Todos os participantes formaram as quatro classes de equivalência e alcançaram o critério de aprendizagem no ensino da sequência. Os resultados indicaram a transferência de funções ordinais para novas sequências e sugerem que o estabelecimento de classes de equivalência pode facilitar a expansão do comportamento de sequenciar por indivíduos surdos.

Keywords : transferência de função ordinal; equivalência de estímulos; surdos; Libras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )