SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Ordinal function transfer through equivalence class formation in individuals with hearing impairmentsGrounds for a review of different designations for interventions in the behavior analyst clinical context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

GOMES, Daniela Lopes; FERREIRA, Eleonora Arnaud Pereira  and  SOUZA, Caroline Maciel Cavalcante de. Automonitoramento e adesão a dois tipos de regras nutricionais em adultos com diabetes Tipo 2. Acta comport. [online]. 2012, vol.20, n.3, pp. 327-342. ISSN 0188-8145.

Estudos sugerem que, dentre as orientações para o tratamento do diabetes, a dieta tem sido a de menor adesão. Esta pesquisa objetivou comparar os efeitos do treino de automonitoramento sobre a adesão a dois tipos de regras nutricionais (Plano Alimentar [PA] e Contagem Total de Carboidratos [CTC]) em quatro adultos com diabetes Tipo 2. Os dados foram coletados por meio de entrevistas domiciliares. Após caracterização da linha de base (LB) do comportamento alimentar, dois participantes foram submetidos à Condição-Treino A (Automonitoramento com PA seguido de CTC) e dois à Condição-Treino B (Automonitoramento com CTC seguido de PA), finalizando com entrevistas de folow-up para todos, após uma semana, um mês e dois meses. Como medidas de adesão, foram utilizados a hemoglobina glicada e o Índice de Adesão à Dieta (IAD) na forma de porcentagem. Observou-se que, na LB, os IADs de todos os participantes estavam abaixo de 50%, aumentando após o treino de automonitoramento, independentemente da condição. A média obtida em CTC (75,50%) foi maior do que em PA (62,49%), com declínio em follow-up em ambas as condições. Observou-se redução nos valores de hemoglobina glicada em três participantes. Discute-se a importância de nutricionistas prescreverem tratamento individualizado e para além do foco na doença.

Keywords : diabetes Tipo 2; plano alimentar; contagem total de carboidratos; automonitoramento; controle por regras; adesão ao tratamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )