SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Transferência de funções ordinais através de classes de estímulos equivalentes em surdosUm exame dos fundamentos para diferentes denominações das intervenções do analista do comportamento em contexto clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

GOMES, Daniela Lopes; FERREIRA, Eleonora Arnaud Pereira  e  SOUZA, Caroline Maciel Cavalcante de. Automonitoramento e adesão a dois tipos de regras nutricionais em adultos com diabetes Tipo 2. Acta comport. [online]. 2012, vol.20, n.3, pp. 327-342. ISSN 0188-8145.

Estudos sugerem que, dentre as orientações para o tratamento do diabetes, a dieta tem sido a de menor adesão. Esta pesquisa objetivou comparar os efeitos do treino de automonitoramento sobre a adesão a dois tipos de regras nutricionais (Plano Alimentar [PA] e Contagem Total de Carboidratos [CTC]) em quatro adultos com diabetes Tipo 2. Os dados foram coletados por meio de entrevistas domiciliares. Após caracterização da linha de base (LB) do comportamento alimentar, dois participantes foram submetidos à Condição-Treino A (Automonitoramento com PA seguido de CTC) e dois à Condição-Treino B (Automonitoramento com CTC seguido de PA), finalizando com entrevistas de folow-up para todos, após uma semana, um mês e dois meses. Como medidas de adesão, foram utilizados a hemoglobina glicada e o Índice de Adesão à Dieta (IAD) na forma de porcentagem. Observou-se que, na LB, os IADs de todos os participantes estavam abaixo de 50%, aumentando após o treino de automonitoramento, independentemente da condição. A média obtida em CTC (75,50%) foi maior do que em PA (62,49%), com declínio em follow-up em ambas as condições. Observou-se redução nos valores de hemoglobina glicada em três participantes. Discute-se a importância de nutricionistas prescreverem tratamento individualizado e para além do foco na doença.

Palavras-chave : diabetes Tipo 2; plano alimentar; contagem total de carboidratos; automonitoramento; controle por regras; adesão ao tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )