SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Automonitoramento e adesão a dois tipos de regras nutricionais em adultos com diabetes Tipo 2O comportamento verbal para B. F. Skinner e para S. C. Hayes: uma síntese com base na mediação social arbitrária do reforçamento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Acta Comportamentalia

versión impresa ISSN 0188-8145

Resumen

MOSKORZ, Luciana; KUBO, Olga Mitsue; LUCA, Gabriel Gomes de  y  BOTOME, Sílvio Paulo. Um exame dos fundamentos para diferentes denominações das intervenções do analista do comportamento em contexto clínico. Acta comport. [online]. 2012, vol.20, n.3, pp.343-365. ISSN 0188-8145.

Quais variáveis ou fundamentos da atuação do analista do comportamento em contexto clínico determinaram as diferentes e múltiplas denominações atribuídas a esse tipo de trabalho? Caracterizar transformações históricas da intervenção clínica dos analistas de comportamento e de seus fundamentos é condição importante para avaliar os procedimentos de intervenção contemporâneos do analista de comportamento no contexto clínico. Variáveis constituintes do trabalho clínico do analista de comportamento influenciaram a procura de caracterização e de "títulos" que pudessem descrever esse tipo de trabalho. Algumas delas: 1) concepções aristotélicas e galilêicas na Psicologia contemporânea, 2) implicações do "modelo médico" e do "modelo psicológico" no trabalho do psicólogo, 3) comportamentos do psicólogo nos processos profissionais que caracterizam sua intervenção, 4) avanço do conhecimento acerca do próprio comportamento científico, 5) objeto de estudo e de intervenção do psicólogo, 6) conceitos fundamentais da área, 7) transformação do conhecimento relevante e produzido com rigor científico em comportamentos profissionais. Avaliar a história das denominações de "Terapia Comportamental" e dos fundamentos que as orientaram constitui recurso para identificar a contribuição específica de cada uma delas e, provavelmente, possibilitará entender o que orientou e o que orientará o trabalho de analistas de comportamento em contexto clínico.

Palabras clave : concepções de terapia comportamental; nomenclaturas de terapia comportamental; história da "terapia comportamental"; variações no nome "terapia comportamental"; tipificação da terapia comportamental; síntese do comportamento por terapia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )