SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Automonitoramento e adesão a dois tipos de regras nutricionais em adultos com diabetes Tipo 2O comportamento verbal para B. F. Skinner e para S. C. Hayes: uma síntese com base na mediação social arbitrária do reforçamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

MOSKORZ, Luciana; KUBO, Olga Mitsue; LUCA, Gabriel Gomes de  e  BOTOME, Sílvio Paulo. Um exame dos fundamentos para diferentes denominações das intervenções do analista do comportamento em contexto clínico. Acta comport. [online]. 2012, vol.20, n.3, pp. 343-365. ISSN 0188-8145.

Quais variáveis ou fundamentos da atuação do analista do comportamento em contexto clínico determinaram as diferentes e múltiplas denominações atribuídas a esse tipo de trabalho? Caracterizar transformações históricas da intervenção clínica dos analistas de comportamento e de seus fundamentos é condição importante para avaliar os procedimentos de intervenção contemporâneos do analista de comportamento no contexto clínico. Variáveis constituintes do trabalho clínico do analista de comportamento influenciaram a procura de caracterização e de "títulos" que pudessem descrever esse tipo de trabalho. Algumas delas: 1) concepções aristotélicas e galilêicas na Psicologia contemporânea, 2) implicações do "modelo médico" e do "modelo psicológico" no trabalho do psicólogo, 3) comportamentos do psicólogo nos processos profissionais que caracterizam sua intervenção, 4) avanço do conhecimento acerca do próprio comportamento científico, 5) objeto de estudo e de intervenção do psicólogo, 6) conceitos fundamentais da área, 7) transformação do conhecimento relevante e produzido com rigor científico em comportamentos profissionais. Avaliar a história das denominações de "Terapia Comportamental" e dos fundamentos que as orientaram constitui recurso para identificar a contribuição específica de cada uma delas e, provavelmente, possibilitará entender o que orientou e o que orientará o trabalho de analistas de comportamento em contexto clínico.

Palavras-chave : concepções de terapia comportamental; nomenclaturas de terapia comportamental; história da "terapia comportamental"; variações no nome "terapia comportamental"; tipificação da terapia comportamental; síntese do comportamento por terapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )