SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Um exame dos fundamentos para diferentes denominações das intervenções do analista do comportamento em contexto clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

ABREU, Paulo Roberto  e  HUBNER, Maria Martha Costa. O comportamento verbal para B. F. Skinner e para S. C. Hayes: uma síntese com base na mediação social arbitrária do reforçamento. Acta comport. [online]. 2012, vol.20, n.3, pp. 367-381. ISSN 0188-8145.

A definição de comportamento verbal de Skinner não gerou consenso entre os analistas de comportamento quanto à sua adequação ao estudo do fenômeno da linguagem. Por isso (ela- tirei) tem gerado outras propostas explicativas. As críticas mais relevantes tiveram em Steven Hayes o seu principal proponente. Juntamente com seus colaboradores, o autor afirma que uma definição de comportamento verbal a partir da história do falante não seria funcional, pois não abordaria separadamente a história do ouvinte com relação aos estímulos verbais. Nesse sentido, para os autores, Skinner falhou em não ter explicitado os processos comportamentais envolvidos na compreensão do estímulo verbal pelo ouvinte que interage com um falante. No artigo, analisou-se a consistência dessa crítica por meio de uma revisão do papel do ouvinte nos operantes verbais skinnerianos. A seguir, investigou-se na concepção de Hayes e colaboradores, os processos que ocorreriam quando são estabelecidas relações arbitrárias entre estímulos, fenômeno que os autores afirmam estar na base da produção do comportamento verbal. Concluiu-se por uma possível complementação entre as análises de Hayes e Skinner com base na mediação social arbitrária do reforçamento.

Palavras-chave : comportamento verbal; teoria dos quadros relacionais; mediação social; responder relacional aplicável arbitrariamente; comportamento governado por regras.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )