SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Relating relations as a functional-analytic model of analogy and metaphorOn the analog behavior. Commentary on Luciano and Ruiz' article: link relations as an analytical-functional model of analogy and metaphor author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

TOURINHO, Emmanuel Zagury. Analogias, metáforas e cognições: comentários a partir do artigo de Ruiz e Luciano. Acta comport. [online]. 2012, vol.20, n.4, pp. 32-37. ISSN 0188-8145.

Discute-se brevemente quatro pontos identificados no artigo de Ruiz e Luciano sobre analogias, metáforas e cognições: (a) o avanço propiciado pela pesquisa sobre o responder relacional derivado à compreensão da cognição humana, (b) a relevância desse programa de pesquisas para o futuro da análise do comportamento humano complexo, (c) a centralidade de analogias e metáforas para uma compreensão comportamental da cognição e (d) a Teoria dos Quadros Relacionais (RFT - Relational Frame Theory) como modelo para a investigação e interpretação da cognição na Análise do Comportamento. Argumenta-se que os dois primeiros pontos sintetizam importantes contribuições do artigo e independem das alegações que caracterizam os dois últimos, consideradas controversas e limitadoras da pesquisa comportamental da cognição.

Keywords : Cognição; Análise do Comportamento; metáforas; Teoria dos Quadros Relacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )