SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4The intersection between culture and the analysis of thinking as behavior: Tourinho commentary to Tourinho's article, O pensar: comportamento social e práticas culturais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

TOURINHO, Emmanuel Zagury. O pensar: comportamento social e práticas culturais. Acta comport. [online]. 2012, vol.20, n.4, pp. 96-110. ISSN 0188-8145.

O artigo discute o comportamento de pensar, sob a ótica da Análise do Comportamento. Iniciando com a refutação do individualismo epistemológico cartesiano, o artigo sugere que não apenas o dualismo deve ser rejeitado, mas também que os fenômenos cognitivos devem ser reconhecidos como compreendendo relações do indivíduo com seu ambiente. O conceito de eventos privados é introduzido para salientar que tende a desviar a atenção de relações comportamentais, ao mesmo tempo em que pode ser útil para indicar que certas contingências culturais promovem um responder de observabilidade restrita, que pode ser parte das redes de relações que definem as cognições. Tais redes são então discutidas considerando-se a centralidade do comportamento verbal e os possíveis componentes culturais. Aponta-se que os recursos conceituais e metodológicos necessários para a identificação dessas relações ainda encontram-se em desenvolvimento. Apoiando-se nas proposições de Glenn para o estudo da seleção cultural, sugere-se que tais recursos contemplem a consideração de metacontingências, de modo a explicar circunstâncias em que o pensar compreende relações que são o produto da seleção nesse nível.

Keywords : Cognição; pensamento; práticas culturais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )