SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Efectos del tipo de entrenamiento y del modo lingüístico sobre el ajuste a contingencias convencionalesDesenvolvimento de guia e fluxograma como suporte para delineamentos culturais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

MACEDO, Marina; ESCOBAL, Giovana  e  GOYOS, Celso. Escolha e preferência por alimentos com ou sem valor calórico em crianças com deficiência intelectual e sobrepeso. Acta comport. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 83-98. ISSN 0188-8145.

Obesidade e sobrepeso são consideradas questões relevantes de saúde atualmente. Este estudo investigou se o valor calórico do alimento (Fase 1) e sua magnitude (Fases 2 e 3) controlavam o comportamento de escolha de dois indivíduos de nove e treze anos com sobrepeso e deficiência intelectual. Foram elaboradas duas gomas idênticas, diferindo apenas no valor calórico. Na Fase 1, escolhas nos Botões 1 e 2 foram seguidas por uma goma calórica e uma goma não calórica, respectivamente. Na Fase 2, escolhas nos Botões 1 e 2 foram seguidas por uma goma calórica e duas gomas não calóricas, respectivamente. Na Fase 3, escolhas nos Botões 1 e 2 foram seguidas por uma goma calórica e uma não calórica e uma goma não calórica, respectivamente. Quatro apresentações dos esquemas constituíam uma sessão. Os dados de interesse foram as respostas de escolha nos Botões 1 e 2. Os resultados dos participantes na Fase 1 tenderam a indiferença entre alternativas. Na Fase 2, P1 demonstrou preferência pela alternativa de maior magnitude, porém na Fase 3, a magnitude exerceu pouco controle sobre sua resposta de escolha. Os dados de P2 tenderam a indiferença nas duas fases. Questionou-se o valor reforçador dos estímulos empregados no estudo.

Palavras-chave : escolha alimentar; obesidade; crianças; deficiência intelectual; goma com ou sem valor calórico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )