SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Escolha e preferência por alimentos com ou sem valor calórico em crianças com deficiência intelectual e sobrepesoPropriedade aversiva da extinção operante de comportamentos positivamente reforçados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

CARRARA, Kester et al. Desenvolvimento de guia e fluxograma como suporte para delineamentos culturais. Acta comport. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 99-119. ISSN 0188-8145.

No contexto da Análise Comportamental da Cultura, permeando os conflitos ético-teóricos e as dificuldades tecnológicas que se antepõem aos delineamentos culturais, observa-se a carência de um trabalho de sistematização das opções disponíveis para a conversão de planejamentos culturais em intervenções concretas. Nesse contexto de investigação inserem-se os interesses desta pesquisa, pautados pelo objetivo do desenvolvimento de um "guia orientador" e de um "fluxograma para delineamentos culturais", instrumentos concebidos como facilitadores e preliminares à consecução de intervenções planejadas em práticas culturais interpretadas sob a ótica da Análise do Comportamento. O plano de trabalho fundamentou-se no propósito de elaborar instrumentos capazes de auxiliar pesquisadores na tarefa preliminar de responder às principais indagações, de variada dimensão e natureza, que permeiam a atuação do analista comportamental da cultura. Os autores encarecem aos leitores e eventuais usuários contra qualquer possibilidade de que os instrumentos sejam tomados como receitas prontas para elaboração de delineamentos culturais. Na direção contrária, entendem que referidos instrumentos são contextualizados teórica e eticamente e sugere-se que testá-los, criticá-los e, por certo, reformulá-los e aperfeiçoá-los pode constituir atividade bem-vinda de parte da comunidade científica da área.

Palavras-chave : práticas culturais; instrumentos; metacontingências; guia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )