SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Guide and flow-chart development as support for cultural designs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

BRAVIN, André Amaral  and  GIMENES, Lincoln da Silva. Propriedade aversiva da extinção operante de comportamentos positivamente reforçados. Acta comport. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 120-133. ISSN 0188-8145.

O conceito de extinção operante é composto, em sua definição, de aspectos referentes à operação e ao processo. Para uma resposta reforçada positivamente, a extinção (a) como operação, refere-se à suspensão do reforço do responder; e (b) como processo, refere-se à redução no responder que tal operação produz. Este trabalho discute as propriedades aversivas na operação de extinção para comportamentos previamente mantidos sob reforçamento positivo. As evidências são organizadas em três categorias: evidências funcionais (destaque sobre a função supressora e reforçadora negativa da extinção); evidências topográficas e estruturais (destaque sobre a classe de respostas eliciada/evocada pela extinção comparando-a com a classe eliciada/evocada por estímulos tradicionalmente considerados aversivos incondicionados); e evidências biológicas (destaque sobre a influência nos sistemas biológicos decorrente da extinção, comparando-a com influências biológicas dependentes de estímulos aversivos convencionais). Ao final, conclui-se que a extinção de fato apresenta um subproduto aversivo, o que deve ser considerado em contextos e manipulações experimentais ou aplicadas. Salienta-se a necessidade de mais investigações teórico-conceituais e empíricas a respeito deste tema.

Keywords : extinção operante; propriedade aversiva; reforçamento positivo; respostas emocionais; subprodutos da extinção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )