SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Efeitos das consequências verbais sobre o seguir regras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

CORTEZ, Mariéle Diniz; ROSE, Julio Cesar de  e  MONTAGNOLI, Tathianna Amorim Souza. Treino e manutenção de correspondência em autorrelatos de crianças com e sem história de fracasso escolar. Acta comport. [online]. 2013, vol.21, n.2, pp. 139-157. ISSN 0188-8145.

Este estudo investigou a correspondência do relato de crianças com e sem histórico de fracasso escolar sobre seus desempenhos em leitura em função do aumento da dificuldade da tarefa e verificou os efeitos do treino de correspondência (reforçamento contínuo e intermitente) no estabelecimento e manutenção de autorrelatos precisos. Participaram quatro crianças com fracasso escolar e quatro crianças sem fracasso escolar. "Fazer" consistiu em ler em voz alta uma palavra apresentada no computador e "Dizer" em relatar se a leitura foi ou não correta após o feedback do computador. Sessões na ausência de contingência para o relato verificaram a frequência de relatos correspondentes em função do aumento da dificuldade da tarefa. Em seguida, realizaram- se sessões de treino de correspondência com reforço contínuo (CRF) e intermitente (VR2, VR3 e VR6) para relatos correspondentes. Por fim, avaliou-se se os relatos correspondentes foram mantidos na ausência de contingências diferenciais. Não foram observadas diferenças acentuadas nos níveis de correspondência entre as crianças com e sem fracasso escolar. O treino produziu relatos correspondentes que foram mantidos tanto na fase de reforçamento intermitente quanto na condição de extinção. O erro pareceu ser variável relevante para a correspondência do relato, independentemente da presença ou ausência de fracasso escolar.

Palavras-chave : correspondência fazer-dizer; treino de correspondência; relato verbal; fracasso escolar; manutenção; reforçamento intermitente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )