SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Training and maintenance of correspondence in self-reports of children with and without a history of school failureAuditory-visual discrimination with lip reading clues in death children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

PARACAMPO, Carla Cristina Paiva; ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de  and  FARIAS, Andréa Fonseca. Efeitos das consequências verbais sobre o seguir regras. Acta comport. [online]. 2013, vol.21, n.2, pp. 159-173. ISSN 0188-8145.

Investigando os efeitos de consequências verbais sobre o seguir regras, 16 crianças foram expostas a um procedimento de emparelhamento com o modelo, sob o controle de estímulos contextuais. A tarefa era tocar um dos estímulos de comparação na presença de uma luz. O comportamento era estabelecido por regra na Fase 1. As contingências na Fase 1 eram alteradas na Fase 2, restabelecidas na Fase 3, novamente alteradas na Fase 4, e restabelecidas na Fase 5. Nas condições em que a consequência verbal "Certo" não foi apresentada, o seguir a regra foi mais provável de ser mantido quando deixou de produzir o reforço programado e foi mais provável de ser abandonado quando produziu a perda do reforço programado. Quando o seguir a regra passou a produzir a consequência verbal "Certo", o seguir a regra tendeu a ser mantido, independentemente de esse comportamento também deixar de produzir o reforço programado ou de produzir a perda do reforço programado. Os resultados sugerem que consequências verbais podem contribuir para manter o seguimento de regra, impedindo que variáveis que favorecem o abandono do seguimento de regra exerçam os seus efeitos. Sugerem também as propriedades formais das consequências verbais são relevantes para a determinação de seus efeitos.

Keywords : controle por regras; controle pelas consequências imediatas; consequências verbais; propriedades formais de estímulos verbais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )