SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Efeitos das consequências verbais sobre o seguir regrasControle condicional sobre a produção de sentenças: efeitos da ordem de treino do tipo de sentença índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

PASSARELLI, Anna Christina Porto Maia et al. Discriminação auditivo-visual com pistas orofaciais em crianças deficientes auditivas. Acta comport. [online]. 2013, vol.21, n.2, pp. 175-192. ISSN 0188-8145.

O objetivo do estudo foi verificar se cinco usuários de implante coclear aprenderiam discriminações condicionais auditivo-visuais com e sem o auxílio de pistas orofaciais e se formariam classes de estímulos equivalentes, em dois problemas de aprendizagem. Em cada problema foram ensinadas relações condicionais entre palavras faladas e figuras e entre palavras faladas e estímulos textuais, a partir do emparelhamento com o modelo. Para alguns participantes, se erros fossem cometidos em tentativas auditivo-visuais, as mesmas eram repetidas com pistas orofaciais. Testes de formação de classes de equivalência avaliaram se os participantes estabeleceriam relações condicionais não ensinadas diretamente. Testes adicionais avaliaram os repertórios expressivos e receptivos antes e depois das tarefas de ensino. Os participantes aprenderam as relações condicionais com e sem o uso de pistas orofaciais progredindo da aprendizagem de palavras convencionais até pseudopalavras. Quatro participantes formaram classes de estímulos equivalentes no Problema 1 e dois participantes formaram classes de estímulos equivalentes no Problema 2. Melhores desempenhos foram observados nos testes finais dos repertórios expressivos e receptivos em relação aos desempenhos iniciais. O uso de pistas orofaciais combinado com procedimentos de ensino de discriminações condicionais parece favorecer o desempenho de usuários de implante coclear nas tarefas receptivas e expressivas.

Palavras-chave : crianças; implante coclear; pistas orofaciais; equivalência de estímulos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )