SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Discriminação auditivo-visual com pistas orofaciais em crianças deficientes auditivasInferindo a ocorrência dos controles por seleção e por rejeição em tarefas de emparelhamento com o modelo: uma revisão metodológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

SOARES, Pedro Felipe dos Reis; ASSIS, Grauben José Alves de  e  BRINO, Ana Leda de Faria. Controle condicional sobre a produção de sentenças: efeitos da ordem de treino do tipo de sentença. Acta comport. [online]. 2013, vol.21, n.2, pp. 193-210. ISSN 0188-8145.

Estudo recente demonstrou que um método automatizado de ensino por sobreposição foi efetivo em ensinar o controle condicional de cores sobre a construção de sentenças (na voz ativa e passiva) para quatro crianças com histórico de fracasso escolar. Entretanto, as crianças não construíram novas sentenças sob controle condicional, quando era exigida a recombinação de palavras das sentenças ensinadas. As crianças construíram corretamente novas sentenças apenas na voz ativa. O objetivo deste estudo foi investigar se a ordem de treino dos dois tipos de sentenças teria efeito sobre a emergência e manutenção de controle condicional sobre repertório de construção de novas sentenças. Quatro participantes foram expostos ao ensino de sentenças na voz ativa, seguido pelo ensino na voz passiva; para outros quatro, a ordem de ensino foi invertida. Corroborando o estudo anterior, todos os participantes aprenderam a construir as sentenças sob controle condicional. Contudo, o treino foi insuficiente para produzir repertório recombinativo de construção de novas sentenças sob controle condicional para todas as crianças. Os participantes construíam corretamente um ou outro tipo de sentença. Estudos posteriores podem envolver primeiramente testes de emergência de novas sentenças de tipos diferentes antes da exposição ao ensino e teste de controle condicional.

Palavras-chave : Ensino por sobreposição; produção de sentenças; controle condicional; sentenças na voz ativa e passiva; crianças com histórico de fracasso escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )