SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Conditional control over sentence production: effects of the order of sentences' types in trainingLiving with vitiligo: a descriptive analysis of the reality experienced by patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

PEREZ, William Ferreira  and  TOMANARI, Gerson Yukio. Inferindo a ocorrência dos controles por seleção e por rejeição em tarefas de emparelhamento com o modelo: uma revisão metodológica. Acta comport. [online]. 2013, vol.21, n.2, pp. 211-225. ISSN 0188-8145.

Os controles por seleção e por rejeição e seus efeitos sobre o comportamento têm sido estudados há décadas. Frequentemente, dificuldades metodológicas são encontradas no que diz respeito aos procedimentos empregados para inferir a ocorrência de cada um desses controles. O presente artigo traz uma revisão dos procedimentos utilizados para testar a ocorrência dos controles por seleção e por rejeição. Os testes de equivalência, os testes com estímulos novos, os testes com máscara, o rastreamento do movimento dos olhos e o procedimento de emparelhamento ao modelo com observação requerida (MTS-OR) são descritos e avaliados como alternativas de mensuração da ocorrência desses controles. Por fim, sugere-se a necessidade de desenvolver novos procedimentos não só para inferir a ocorrência, mas também manipular o estabelecimento dos controles por seleção e por rejeição.

Keywords : controle por seleção; controle por rejeição; modelo/S+; modelo/S-; emparelhamento com o modelo; equivalência de estímulos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )