SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Efectos de tres tipos de entrega de agua sobre el ajuste comportamentalEnsino de relações condicionais entre valores monetários por meio da exclusão para crianças surdas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de; PARACAMPO, Carla Cristina Paiva; MATSUO, Gilsany Leão  e  MESCOUTO, Wandria de Andrade. Variáveis combinadas, comportamento governado por regras e comportamento modelado por contingências. Acta comport. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp. 273-283. ISSN 0188-8145.

Investigando os efeitos de variáveis combinadas sobre o comportamento humano, 30 universitários foram expostos a um procedimento de emparelhamento com o modelo; a tarefa era apontar cada um dos três estímulos de comparação em sequência. A Sessão 1 era de linha de base. As contingências na Sessão 2, iniciada com a regra correspondente, eram alteradas na Sessão 3, e as contingências na Sessão 3, eram mantidas inalteradas na Sessão 4, iniciada com a regra discrepante. As condições diferiam quanto à complexidade da tarefa, à história de reforço para o seguimento da regra correspondente; e, à apresentação, ou não, de pergunta acerca das contingências. Na Sessão 3, a tarefa simples, a história de reforço intermitente e a não apresentação de pergunta, tenderam a favorecer o seguimento de regra. Já a tarefa complexa, a história de reforço contínuo e a apresentação de pergunta, tenderam a favorecer o abandono do seguimento de regra. Na Sessão 4, a manutenção de seguimento de regra dependeu da sensibilidade do comportamento alternativo ao especificado pela regra às contingências da Sessão 3. Propõe-se o conceito de variáveis combinadas. Os resultados também têm implicações práticas e os conceitos de entendimento e adesão ao tratamento são revistos.

Palavras-chave : Regras e contingências; pergunta; complexidade da tarefa; história de reforço; adesão ao tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )