SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Ensino de relações condicionais entre valores monetários por meio da exclusão para crianças surdasPráticas culturais em campanhas políticas online - uma análise da campanha presidencial brasileira de 2010 via twitter índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Comportamentalia

versión impresa ISSN 0188-8145

Resumen

SOUZA, Fabiana cristina de; VERDU, Ana claudia moreira almeida  y  BEVILACQUA, Maria Cecília. Ecoico e nomeação de figuras em crianças com deficiência auditiva pré-lingual com implante coclear. Acta comport. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp. 273-283. ISSN 0188-8145.

O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito do ensino do comportamento ecoico sobre a nomeação de figuras em quatro crianças entre oito e nove anos de idade, com deficiência auditiva pré-lingual e usuárias de implante coclear. O delineamento adotado foi: (a) pré-treino que ensinou a tarefa de matching-to-sample; (b) pré-teste que selecionou três palavras para ensino; (c) ensino de relações condicionais auditivo-visuais; (d) pós-teste de nomeação; (e) ensino de ecoico com pistas orofaciais e, (f) segundo pós-teste de nomeação. No pré-teste todos os participantes demonstraram menores porcentagens de acertos em nomeação (60%-80%) e em ecoico (20%-50%), se comparadas a reconhecimento de palavras (86%-93%). Todos os participantes aprenderam as relações auditivo-visuais. A melhora em nomeação ocorreu depois do treino baseado em seleção para dois participantes; para outros dois, somente ocorreu depois do treino de ecoico. A análise dos dados demonstrou que os desempenhos de falante e de ouvinte são independentes e seu estabelecimento requer condições específicas de ensino; no caso deste estudo, embora o resultado não seja generalizado para todos os participantes, a maior correspondência ponto a ponto em nomeação foi obtida após o ensino de ecoico.

Palabras clave : nomeação de figuras; ensino auditivo-visual; ensino de ecoico; deficiência auditiva; usuário de implante coclear.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )