SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Práticas culturais em campanhas políticas online - uma análise da campanha presidencial brasileira de 2010 via twitterLa Evolución del Concepto de Competencia en la Teoría de la Conducta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Comportamentalia

versión impresa ISSN 0188-8145

Resumen

ROCHA, Margarette Matesco; PRETTE, Zilda Aparecida Pereira Del  y  PRETTE, Almir Del. Avaliação de um Programa de Habilidades Sociais Educativas para mães de crianças com TDAH. Acta comport. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp. 273-283. ISSN 0188-8145.

Pais têm sido incluídos em programas de atendimento a crianças com problemas, mas evidências do impacto de intervenções exclusivamente com pais são escassas. Este estudo avaliou experimentalmente os efeitos de um Programa de Habilidades Sociais Educativas sobre o repertório social e instrucional dos pais e sobre as habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica de filhos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Oito mães foram alocadas ao Grupo Experimental (GE) e oito ao Controle (GC). Avaliações de pré-intervenção, pós-intervenção e seguimento foram realizadas por meio de inventários (IHS-Del-Prette e SSRS-BR) e de observação direta em situação estruturada. Análises não paramétricas (Mann-Whitney) indicaram o impacto positivo do programa sobre o repertório das mães e dos filhos do GE, mas não do GC, com generalização para o contexto familiar, com indicadores de manutenção no seguimento. São discutidas as implicações práticas e de pesquisa, bem como limitações deste estudo.

Palabras clave : Habilidades sociais; habilidades sociais educativas; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); intervenção; pais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )