SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3The evolution of the concept of competence in Behavior Theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

LAZZERI, Filipe. Observações sobre o behaviorismo teleológico: parte II. Acta comport. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp. 273-283. ISSN 0188-8145.

Este artigo é a segunda parte de um trabalho maior cujo objetivo é discutir o behaviorismo teleológico de H. Rachlin. O âmbito desta segunda parte é duplo, a saber, a ênfase de Rachlin em comportamentos manifestos como componentes das relações que formam condições de verdade de predicações psicológicas ordinárias; e sua teleologia. Levantam-se, aqui, algumas ponderações à exclusão de Rachlin de comportamentos encobertos, alentando a hipótese de que há fatores não manifestos envolvidos, ainda que apenas em parte e em alguns casos, na veracidade de predicações em questão. Além disso, o artigo sugere, com base na análise etiológica da noção de função, um entendimento evolucionista de aspectos da teleologia de Rachlin, assim aproximando-a do teleofuncionalismo (mas sem mentalismo). A partir das observações feitas neste artigo e na primeira parte do trabalho maior, emerge um esboço de uma perspectiva alternativa (a ser aprofundada e expandida), a qual pode chamada de behaviorismo teleofuncional.

Keywords : Predicações psicológicas; Comportamento; Comportamento encoberto; Behaviorismo; Behaviorismo teleológico; Rachlin; Função; Teleofuncionalismo; Seleção pelas consequências; Skinner.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )