SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3La Evolución del Concepto de Competencia en la Teoría de la Conducta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Comportamentalia

versión impresa ISSN 0188-8145

Resumen

LAZZERI, Filipe. Observações sobre o behaviorismo teleológico: parte II. Acta comport. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp. 273-283. ISSN 0188-8145.

Este artigo é a segunda parte de um trabalho maior cujo objetivo é discutir o behaviorismo teleológico de H. Rachlin. O âmbito desta segunda parte é duplo, a saber, a ênfase de Rachlin em comportamentos manifestos como componentes das relações que formam condições de verdade de predicações psicológicas ordinárias; e sua teleologia. Levantam-se, aqui, algumas ponderações à exclusão de Rachlin de comportamentos encobertos, alentando a hipótese de que há fatores não manifestos envolvidos, ainda que apenas em parte e em alguns casos, na veracidade de predicações em questão. Além disso, o artigo sugere, com base na análise etiológica da noção de função, um entendimento evolucionista de aspectos da teleologia de Rachlin, assim aproximando-a do teleofuncionalismo (mas sem mentalismo). A partir das observações feitas neste artigo e na primeira parte do trabalho maior, emerge um esboço de uma perspectiva alternativa (a ser aprofundada e expandida), a qual pode chamada de behaviorismo teleofuncional.

Palabras clave : Predicações psicológicas; Comportamento; Comportamento encoberto; Behaviorismo; Behaviorismo teleológico; Rachlin; Função; Teleofuncionalismo; Seleção pelas consequências; Skinner.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )