SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Reactive and productive language modes, their role in nominal identification learningProgrammed learning and programming of conditions to development of behaviors: some aspects on development of an action field of psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

LUCA, Gabriel Gomes de; BOTOME, Saulo Satoshi  and  BOTOME, Sílvio Paulo. Comportamento constituinte do objetivo da universidade: Formulações de objetivos de uma instituição de ensino superior em depoimentos de chefes de departamento e coordenadores de cursos de graduação. Acta comport. [online]. 2013, vol.21, n.4, pp. 459-480. ISSN 0188-8145.

Clareza acerca do objetivo de uma organização (a universidade, por exemplo) constitui condição facilitadora para seus integrantes apresentarem os comportamentos que produzirão os resultados expressos nessa função. Parece necessário, nesse sentido, avaliar a coerência entre a função ou objetivos da universidade e o que consta como função dessa organização em depoimentos de gestores. Para isso, foram entrevistados três chefes de departamento acadêmico e três coordenadores de curso de graduação, que indicaram sua percepção acerca do objetivo da organização universitária. As expressões de "objetivos" da universidade apresentadas pelos gestores foram classificadas nas categorias: "expressões vagas" (44,74%), "atividades da organização" (21,05%), "funções próprias da organização" (21,05%) e "declarações de intenções" (13,16%). Os resultados indicam pouca clareza acerca do objetivo da universidade, confundindo-o com atividades administrativas ou burocráticas, com ausência dos comportamentos configuradores da organização. Funções de organizações com tais características dificultam criar condições para os resultados definidores da organização serem produzidos, uma vez que há pouca visibilidade dos comportamentos constituintes da organização. Por outro lado, tais constatações possibilitam contrastar alguns dos comportamentos que podem delimitar os comportamentos definidores da função da universidade, comportamentos responsáveis pelos resultados de interesse da sociedade com os que comumente são atribuídos a esse tipo de organização social.

Keywords : objetivos de uma organização; objetivos e funções sociais da Universidade; atividades versus comportamentos no trabalho organizacional; atividades versus funções das atividades no trabalho organizacional; comportamento organizacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )