SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Comportamento constituinte do objetivo da universidade: Formulações de objetivos de uma instituição de ensino superior em depoimentos de chefes de departamento e coordenadores de cursos de graduaçãoIntervenção clínica em grupo baseada na terapia de aceitação e compromisso: Manejo da ansiedade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

KIENEN, Nádia; MITSUEKUBO, Olga  e  BOTOME, Sílvio Paulo. Ensino programado e programação de condições para o desenvolvimento de comportamentos: alguns aspectos no desenvolvimento de um campo de atuação do psicólogo. Acta comport. [online]. 2013, vol.21, n.4, pp. 481-494. ISSN 0188-8145.

A partir do surgimento das máquinas de ensinar e da instrução programada, diversos pesquisadores aperfeiçoaram o processo de ensino com base nos princípios da Análise Experimental do Comportamento. A investigação e as experiências de intervenção com ensino de comportamentos fizeram com que o próprio processo de programar condições de desenvolvimento de comportamentos se constituísse em objeto de estudo e de intervenção profissional. Isso possibilitou propor uma nova expressão para nomear esse tipo de processo. De "ensino programado", com ênfase em regras e técnicas e no produto de sua utilização, para "programação de ensino", enfatizando os processos comportamentais que produzem as condições apropriadas para processos de aprendizagem. Descobrir, caracterizar e desenvolver, neste último caso, os comportamentos de quem constrói condições de desenvolvimento de comportamentos em quaisquer condições em que seja necessário alguém ensinar outro organismo a aprender torna-se fundamental. O exame de contribuições feitas por diversos pesquisadores - vários deles brasileiros - para aperfeiçoar o conhecimento sobre programação de condições de desenvolvimento de comportamentos é um recurso importante na sistematização de comportamentos constituintes da atuação do psicólogo e do analista do comportamento para intervirem, por meio de ensino, sobre processos comportamentais em diferentes contextos, inclusive fora dos contextos de educação tradicionais.

Palavras-chave : Programação de ensino; Ensino programado; Programação de condições para desenvolvimento de comportamentos; Capacitação do psicólogo por meio de ensino; Análise Experimental do Comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )