SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Intervenção clínica em grupo baseada na terapia de aceitação e compromisso: Manejo da ansiedade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

DAHAS, Liane Jorge de Souza; NEVES FILHO, Hernando Borges; CUNHA, Talita Regina de Lima  e  RESENDE, Briseida Dôgo de. Aprendizagem social em cães domésticos: Uma revisão dos estudos tendo humanos como liberadores de dicas. Acta comport. [online]. 2013, vol.21, n.4, pp. 509-522. ISSN 0188-8145.

Os comportamentos comunicativos tendo humanos como interlocutores são essenciais para a adaptação de cães domésticos a seus ambientes. O presente trabalho teve como objetivo reunir estudos que analisaram as habilidades caninas em responder a dicas de apontar, dadas por humanos, estimulando um debate entre a Etologia e a Análise Experimental do Comportamento e apresentando possibilidades de sínteses explicativas. Como conclusão tem-se que as habilidades comunicativas observadas em cães não devem ser atribuídas unicamente a um fator herdado, fruto da domesticação da espécie, visto que a aprendizagem é um forte determinante do comportamento; nem tampouco somente ao que é aprendido ao longo da ontogenia, visto que os processos de condicionamento não são os únicos responsáveis pelas habilidades comunicativas vistas na espécie. Também se discute o papel da epigênese na facilitação da comunicação entre cães e humanos. O delineamento desses experimentos pode ser muito fortalecido caso haja uma ampliação do diálogo entre a Etologia e a Análise Experimental do Comportamento.

Palavras-chave : Habilidades sociais; comportamentos comunicativos; dicas; cães domésticos; filogenia; ontogenia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )