SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Una nota sobre la conducta de asomarse en ratasRelaciones derivadas de relaciones: Competencia entre relaciones arbitrarias y de similitud física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Comportamentalia

versión impresa ISSN 0188-8145

Resumen

ANTONIAZZI, Mariana; DOMENICONI, Camila  y  SCHMIDT, Andréia. Efeito da pré-exposição ao objeto no desempenho por exclusão e na aprendizagem da relação nome-objeto. Acta comport. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp. 23-36. ISSN 0188-8145.

Apesar de ser considerado um dos desempenhos emergentes mais robustos em toda Psicologia da Aprendizagem, o responder por exclusão parece sofrer a interferência de variáveis ainda pouco estudadas. O objetivo deste estudo foi investigar a influência da exposição prévia ao objeto novo sobre o desempenho de exclusão e a aprendizagem da relação nome-objeto após uma única tentativa de exclusão, em dez crianças com desenvolvimento típico (27 a 30 meses). Foram empregadas tarefas de discriminação condicional auditivo-visuais com o uso de brinquedos e máscara como alternativas de resposta. As sondas de exclusão foram realizadas em dois contextos experimentais distintos: com e sem a pré-exposição ao objeto indefinido utilizado nas sondas. A análise dos resultados evidenciou que a pré-exposição interferiu negativamente nos desempenhos de exclusão e aprendizagem, possivelmente por diminuir a dimensão da novidade do objeto e, consequentemente, favorecer a fusão de classes de estímulos definidos e indefinidos.

Palabras clave : responder por exclusão; reconhecimento de palavras; aprendizagem; controle de estímulos; crianças.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )