SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Relationships derived from relationships: Competition between arbitrary relationships and physical similarityPsychoeconomic analysis of attention to the task of schoolchildren and teacher attention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de; SILVA, Laercio de Sousa  and  PARACAMPO, Carla Cristina Paiva. Análise de variáveis que podem interferir no comportamento de seguir regras discrepantes. Acta comport. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp. 51-71. ISSN 0188-8145.

Com o objetivo de investigar o controle por regras, 10 universitários foram expostos a um procedimento de escolha de acordo com o modelo; a tarefa era apontar três estímulos de comparação em uma sequência correta. Na Sessão 1 nenhuma sequência era reforçada ou instruída. As contingências da Sessão 2 eram alteradas na Sessão 3, e as contingências da Sessão 3 eram mantidas inalteradas na Sessão 4, iniciada com a regra discrepante. Os participantes eram solicitados a descrever as contingências durante as sessões e foram distribuídos em dois grupos, que diferiam porque a sequência correta na Sessão 2 era estabelecida por reforço diferencial no Grupo RD e por regra no Grupo IN. Os participantes que responderam corretamente na Sessão 3 tenderam a deixar de seguir a regra discrepante na Sessão 4; e os que responderam incorretamente na Sessão 3 tenderam a seguir a regra discrepante na Sessão 4. Um participante, na Sessão 2, formulou uma autorregra antes de o comportamento por ela especificado ter sido estabelecido por suas consequências imediatas. Neste caso, o comportamento especificado pela autorregra permaneceu inalterado nas primeiras tentativas da Sessão 3. Discutem-se os efeitos de perguntas, regras, autorregras, consequências e histórias do ouvinte sobre o comportamento.

Keywords : Regras e contingências; autorregras; pergunta; insensibilidade a contingências; histórias do ouvinte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )