SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Psychoeconomic analysis of attention to the task of schoolchildren and teacher attentionIn which sense(s) is radical the Radical Behaviorism? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

GOMES, Holga Cristina da Rocha  and  COSTA, Nazaré. Violência contra a mulher: uma pesquisa empírica sobre regras descritivas comuns na sociedade ocidental. Acta comport. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp. 89-100. ISSN 0188-8145.

Este trabalho objetivou verificar a concordância dos participantes com regras descritivas comuns na sociedade ocidental que se relacionam à violência contra a mulher a partir de questionários aplicados a 252 estudantes universitários e indivíduos não universitários de ambos os sexos. O questionário (ad hoc) continha 25 diferentes sentenças afirmativas contendo regras descritivas sobre violência contra a mulher, comuns na comunidade verbal ocidental. O mesmo deveria ser respondido em uma escala (discordo totalmente, concordo em parte e concordo totalmente). Além disso, o participante deveria indicar se conhecia alguém que concordava com a afirmativa e, caso quisesse, poderia fazer algum comentário. Para a análise dos dados foram utilizados os testes t de Student e r de Pearson. Verificou-se que os homens não universitários apresentaram maior concordância com as afirmativas apresentadas. A variável escolaridade foi estatisticamente significante para 20 afirmativas, enquanto a variável gênero foi estatisticamente significante para 17 das 25 afirmativas do questionário. Foi encontrada correlação negativa entre o nível de escolaridade e a concordância com as afirmativas do questionário. A maioria dos participantes ainda afirmou conhecer alguém que concordava com as afirmativas propostas. Os dados sugerem que o nível de escolaridade é preponderante em relação ao gênero quanto à concordância com as regras que de algum modo se relacionam à manutenção da violência contra a mulher.

Keywords : Violência contra a mulher; Ciúme; Regras; Análise do Comportamento; Escolaridade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )