SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Une analyse picoéconomique de l'attention à la tâche d'écoliers et de l'attention de l'enseignantEm que sentido(s) é radical o Behaviorismo Radical? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

GOMES, Holga Cristina da Rocha  e  COSTA, Nazaré. Violência contra a mulher: uma pesquisa empírica sobre regras descritivas comuns na sociedade ocidental. Acta comport. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp. 89-100. ISSN 0188-8145.

Este trabalho objetivou verificar a concordância dos participantes com regras descritivas comuns na sociedade ocidental que se relacionam à violência contra a mulher a partir de questionários aplicados a 252 estudantes universitários e indivíduos não universitários de ambos os sexos. O questionário (ad hoc) continha 25 diferentes sentenças afirmativas contendo regras descritivas sobre violência contra a mulher, comuns na comunidade verbal ocidental. O mesmo deveria ser respondido em uma escala (discordo totalmente, concordo em parte e concordo totalmente). Além disso, o participante deveria indicar se conhecia alguém que concordava com a afirmativa e, caso quisesse, poderia fazer algum comentário. Para a análise dos dados foram utilizados os testes t de Student e r de Pearson. Verificou-se que os homens não universitários apresentaram maior concordância com as afirmativas apresentadas. A variável escolaridade foi estatisticamente significante para 20 afirmativas, enquanto a variável gênero foi estatisticamente significante para 17 das 25 afirmativas do questionário. Foi encontrada correlação negativa entre o nível de escolaridade e a concordância com as afirmativas do questionário. A maioria dos participantes ainda afirmou conhecer alguém que concordava com as afirmativas propostas. Os dados sugerem que o nível de escolaridade é preponderante em relação ao gênero quanto à concordância com as regras que de algum modo se relacionam à manutenção da violência contra a mulher.

Palavras-chave : Violência contra a mulher; Ciúme; Regras; Análise do Comportamento; Escolaridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )