SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Violence against women: an empirical research about descriptive rules common in Western society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

CARRARA, Kester  and  STRAPASSON, Bruno Angelo. Em que sentido(s) é radical o Behaviorismo Radical?. Acta comport. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp. 101-115. ISSN 0188-8145.

O uso do adjetivo radical para identificar a variedade de behaviorismo proposta por Skinner é corrente nos dias atuais. Entretanto, historicamente, esse qualificador não foi exclusivamente aplicado à proposta skinneriana e seu caráter polissêmico tende a gerar incorreções na interpretação do que caracteriza o Behaviorismo Radical de Skinner. Este artigo pretende esclarecer o sentido mais apropriado de radical quando aplicado ao behaviorismo de Skinner por meio de quatro atividades articuladas: (1) a recuperação das origens etimológicas da palavra radical e seus diferentes significados em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Língua Inglesa; (2) uma reconstrução e análise evolutiva de um cenário histórico que culminou no uso do termo no contexto behaviorista; (3) uma análise das principais acepções de radical quando associadas ao behaviorismo; (4) um exame dos sentidos em que é coerente a adoção do termo radical associado ao behaviorismo e das implicações correntes e futuras para o Behaviorismo Radical e a Análise do Comportamento no contexto científico.

Keywords : Behaviorismo Radical; Behaviorismo Clássico; Análise do Comportamento; Behaviorismo Metodológico; Operacionismo; Behaviorismo Moderado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )