SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Permutación de propiedades convencionales en un procedimiento diseñado para evaluar el establecimiento de la función selectoraInteração terapêutica: Considerações sobre os efeitos dos comportamentos de empatia, interpretação e orientação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

CALIXTO, Fernanda Castanho; PONCE, Guilherme Dutra  e  COSTA, Carlos Eduardo. O efeito de diferentes instruções sobre o comportamento em DRL e a sensibilidade comportamental. Acta comport. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp. 201-217. ISSN 0188-8145.

O objetivo do presente trabalho foi investigar o efeito da exposição à contingência e a diferentes regras sobre o desempenho em DRL e sobre a sensibilidade comportamental. Foram realizados dois experimentos que se diferenciavam quanto à necessidade da resposta de consumação para a obtenção do reforço. Na Fase 1, os grupos foram caracterizados de acordo com a instrução fornecida: Grupo IM (Instrução Mínima), Grupo IC (Instrução Correspondente) e Grupo ID (Instrução Discrepante). O programa de reforço DRL 5 s estava em vigor. Na Fase 2, estava em vigor a Extinção. No Experimento 1 houve a necessidade da resposta de consumação para a obtenção do reforço. Os resultados dos participantes do Experimento 1 durante a Fase 1 demonstraram que, de 15 participantes, 13 emitiram baixas taxas de resposta; os participantes do Grupo IC e do Grupo ID emitiram taxas de repostas inicialmente altas. Os dados da Fase 2 apontam que, o comportamento dos participantes do Grupo IC apresentou menor proporção de mudança em comparação aos participantes dos demais grupos. No Experimento 2, não houve a necessidade da resposta de consumação para a obtenção do reforço. Os resultados do Experimento 2 replicam os do Experimento 1, contudo os participantes do Grupo IC, do Experimento 2, não emitiram taxas inicias altas.

Palavras-chave : comportamento governado por regras; sensibilidade comportamental; esquemas de reforçamento; DRL; extinção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )