SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2O efeito de diferentes instruções sobre o comportamento em DRL e a sensibilidade comportamentalIndução de controles por seleção e por rejeição em tarefas de emparelhamento com o modelo: Uma revisão metodológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

FOGACA, Fabiane Ferraz Silveira; BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini  e  MEYER, Sonia Beatriz. Interação terapêutica: Considerações sobre os efeitos dos comportamentos de empatia, interpretação e orientação. Acta comport. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp. 218-226. ISSN 0188-8145.

Este estudo discute os efeitos dos comportamentos verbais vocais do terapeuta, em específico, orientação, interpretação e empatia, sobre os comportamentos do cliente de resistência e cooperação. Examina-se diferentes sistemas de categorização de comportamentos do terapeuta e cliente e como tais sistematizações permitem o estudo da interação terapêutica na terapia analítico-comportamental. São apresentadas diferentes pesquisas sobre as categorias orientação, empatia e interpretação, bem como as divergências e convergências de conclusões com relação aos efeitos positivos e negativos sobre os resultados da terapia. Constata-se que resultados discordantes sejam produzidos a partir de diferenças quanto aos procedimentos de coleta e análise dos dados utilizados. Por fim, discute-se que o impacto de categorias de comportamentos do terapeuta esteja condicionado à etapa do processo terapêutico e comportamentos precedentes do cliente e do terapeuta.

Palavras-chave : Terapia Analítico-Comportamental; comportamento verbal; sistemas de categorização; avaliação de resultados de intervenções.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )