SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Therapeutic interaction: Considerations about the influence of the therapist's behavior of empathy, interpretation, and orientation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

PEREZ, William Ferreira  and  ROVIRA MILLAN, Lillian V.. Indução de controles por seleção e por rejeição em tarefas de emparelhamento com o modelo: Uma revisão metodológica. Acta comport. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp. 227-242. ISSN 0188-8145.

Em uma tarefa de emparelhamento com o modelo envolvendo duas escolhas, o participante pode aprender tanto a selecionar o estímulo comparação correto (controle por seleção) quanto a rejeitar o incorreto (controle por rejeição). O presente trabalho apresenta uma revisão dos procedimentos que induzir o estabelecimento dos controles por seleção ou por rejeição durante o treino de discriminações condicionais. Dentre os procedimentos revisados estão o uso de diferentes proporções de S+/S-, os procedimentos de dica atrasada e de dica do S+, a realização do treino com máscara e o procedimento de emparelhamento com o modelo com observação requerida (MTS-OR). Alguns parâmetros que podem influenciar o estabelecimento dos controles por seleção e por rejeição, tais como o número de estímulos de comparação apresentados e a topografia de resposta, também são analisados e discutidos. A revisão de diferentes estudos sugere que procedimentos precisam ser combinados para que os controles por seleção ou por rejeição sejam estabelecidos. Além disso, estudos sugerem que a manipulação da observação dos estímulos é uma variável crítica na modelagem desses controles.

Keywords : controle por seleção; controle por rejeição; modelo/S+, modelo/S-; emparelhamento com o modelo; equivalência de estímulos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )