SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Efecto del intercambio de recursos y fuerza de trabajo en la elección de contingencias compartidasLa sensibilité sociale: Une recension critique índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

PANOSSO, Mariana Gomide  e  SOUZA, Silvia Regina de. Equivalência de estímulos: Efeitos de um jogo de tabuleiro sobre escolhas alimentares. Acta comport. [online]. 2014, vol.22, n.3, pp. 315-333. ISSN 0188-8145.

Esta pesquisa investigou o efeito do uso de um jogo de tabuleiro na formação de classe de equivalência de estímulos e na avaliação e escolhas alimentares, realizadas por meio de figuras por crianças que fazem seleção restritiva alimentar. Participaram da pesquisa duas crianças com idades de sete e oito anos. A pesquisa teve seis etapas: investigação sobre os hábitos alimentares, pré-teste de avaliação e pré-teste das escolhas alimentares, intervenção/jogo, ensino do procedimento MTS, teste das propriedades emergentes e verificação/pós-teste. Inicialmente os participantes assinalaram em uma folha suas escolhas e preferências por alimentos (pré-teste). Na etapa de intervenção, foram conduzidas oito sessões com o jogo, o qual visou ensinar as relações AB e AC. Cada classe de estímulos era composta por três figuras: classe A - cestas de supermercado; B - grupos alimentares e a C - mãos indicando positivo. Posteriormente, testaram-se as relações AA, BB, CC, BA, CA, CB e BC, seguido pelo pós-teste. Houve formação de classes equivalentes. Para um dos participantes houve mudanças na avaliação e escolhas alimentares e, segundo os responsáveis, ambos os participantes consumiram alimentos que não consumiam antes da intervenção. Discutem-se as variáveis presentes no jogo que podem ter contribuído para que os participantes consumissem novos alimentos.

Palavras-chave : jogo; equivalência de estímulos; preferências alimentares; escolhas alimentares; Matching to Sample.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License