SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3O tratamento do comportamento de gaguejar e o relacionamento terapeuta-cliente: Um estudo de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Comportamentalia

versión impresa ISSN 0188-8145

Resumen

MOREIRA, Júnnia Maria. Função reforçadora condicionada: Interações com a função discriminativa. Acta comport. [online]. 2014, vol.22, n.3, pp. 365-378. ISSN 0188-8145.

Reforço condicionado, tema de estudos há mais de 60 anos, é um estímulo que tem sua função reforçadora estabelecida a partir da relação de contingência com outro reforçador. No entanto, apesar da simplicidade da definição, diferentes e refinadas metodologias são utilizadas para investigar os efeitos de reforçadores condicionados, o que, consequentemente, ocasiona em diferentes medidas. Alguns estudos têm investigado as relações entre as funções reforçadora e discriminativa, tais como estudos que utilizaram o procedimento de observação. O objetivo do presente trabalho é apresentar alguns estudos tradicionais sobre o tema a fim de discutir a respeito das relações entre as funções reforçadora e discriminativa. Questiona-se a respeito da participação do estímulo reforçador em uma contingência S-S e também em uma contingência tríplice enquanto condição necessária ou suficiente para se estabelecer um reforçador condicionado. Os resultados dos estudos apontam para a relevância da função discriminativa, assim como de outras variáveis, como a contingência S-S, para o estabelecimento da função reforçadora, porém indicam que a função discriminativa não é condição necessária para o estabelecimento da função reforçadora. Estas discussões profícuas direcionam para a importância da realização de pesquisas adicionais sobre o assunto com o objetivo de integrar e consolidar os resultados já existentes na literatura.

Palabras clave : análise do comportamento; reforço condicionado; função reforçadora; função discriminativa; procedimento de observação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License