SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Causas no causales y campos que no son entidades: Respuesta a Telmo PeñaLa teoría operante no es una teoría de campo: Respuesta a Emmanuel Zagury Tourinho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

TOURINHO, Emmanuel Zagury. Desligamento funcional e a análise do comportamento humano. Acta comport. [online]. 2015, vol.23, n.1, pp. 72-78. ISSN 0188-8145.

O artigo discute a proposição por Ribes (2015) do conceito de desligamento funcional como referência para a identificação da causa eficiente do comportamento, à luz da teoria aristotélica das causas dos fenômenos A elaboração de Ribes remete a articulações entre sistemas diversos de relações, cujas interações produzem contextos de condicionalidades para as relações (de tríplice contingência) tipicamente investigadas na ciência do comportamento. Desse modo, reafirma o caráter dinâmico e processual do fenômeno comportamental, oferecendo um quadro abrangente para o desenvolvimento da pesquisa na área. Conduz, ainda, a uma reflexão sobre dimensões da ciência comportamental que definem centralmente a sua filosofia e impactam de modos ainda não suficientemente explorados o seu desenvolvimento e contribuição à cultura moderna. Três dessas dimensões são aqui discutidas motivadas pela análise de Ribes: a distinção entre universo e ambiente, a noção de reatividade comportamental e o probabilismo implicado no selecionismo como modo causal.

Palavras-chave : Análise do Comportamento; comportamento humano; desligamento funcional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License