SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Dupla excepcionalidade: análise exploratória das experiências e autoimagem em estudantes chilenosDesafios no diagnóstico de dupla excepcionalidade: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicología (Lima)

versão impressa ISSN 0254-9247

Resumo

MUGLIA WECHSLER, Solange  e  TONETE SUAREZ, Janete. Percepção de professores em cursos de formação sobre talentos/superdotação. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2016, vol.34, n.1, pp. 39-60. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201601.002.

A formação dos professores brasileiros em estudos do nível de graduação, deveria prepara-lhes para o ensino de alunos talentosos e superdotados. Esta pesquisa teve por objetivo conhecer se os futuros professores contavam com conhecimentos para atender estes alunos em suas salas de aula. A amostra foi composta por 170 participantes (145 mulheres, 25 homens), estudantes do último ano da graduação em educação/pedagogia em 2 universidades privadas e 3 universidades estaduais no Brasil. Um questionário com 6 perguntas abertas sobre talento e superdotação foi administrado coletivamente e as respostas obtidas foram classificadas pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que os professores possuem bastantes dúvidas sobre os conceitos de talento e superdotação, mesmo questionando se cabe a eles ou não à gestão escolar e o atendimento para estes estudantes. Conclui-se que os futuros professores não estão adequadamente preparados para ensinar alunos talentosos e superdotados em suas salas de aula.

Palavras-chave : superdotação; altas habilidades; talento; formação dos professores; educação especial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License