SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Percepção de professores em cursos de formação sobre talentos/superdotaçãoPercursos, etapas e catalisadores associados com o surgimento do talento docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicología (Lima)

versão impressa ISSN 0254-9247

Resumo

VILARINHO-REZENDE, Daniela; DE SOUZA FLEITH, Denise  e  LIMA SORIANO ALENCAR, Eunice Maria. Desafios no diagnóstico de dupla excepcionalidade: um estudo de casoChallenges in dual exceptionality’s diagnosis: a case studyDesafíos en el diagnóstico de doble excepcionalidad: un estudio de caso. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2016, vol.34, n.1, pp. 61-84. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201601.003.

Observa-se um aumento no número de crianças identificadas como superdotadas que também apresentam algum transtorno, em uma condição que é denominada dupla excepcionalidade. Porém, há escassez de pesquisas sobre o tema. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar um estudo de caso de uma criança superdotada que estava em processo de diagnóstico da Síndrome de Asperger. Foram realizadas entrevistas com a criança, a mãe e os profissionais que a acompanhavam, e foram analisadas as avaliações psicológica, neurológica e fonoaudiológica, realizadas ao menino. A mãe e os profissionais fazem ponderações enquanto ao diagnóstico e levantam outras possibilidades de explicação para os comportamentos da criança. Percebem-se as dificuldades no processo de identificação e a necessidade de um olhar multidisciplinar sobre o fenômeno.

Palavras-chave : dupla excepcionalidade; superdotação; síndrome de Asperger; estudo de caso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License