SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Percursos, etapas e catalisadores associados com o surgimento do talento docenteTaxonomias sobre a criatividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicología (Lima)

versão impressa ISSN 0254-9247

Resumo

DE CASSIA NAKANO, Tatiana; ZAIA, Priscila  e  DA SILVA OLIVEIRA, Karina. Estudo correlacional: criatividade verbal e personalidade segundo Modelo dos Cinco Grandes Fatores em estudantes brasileiros. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2016, vol.34, n.1, pp. 117-146. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201601.005.

No Brasil, a escassez de estudos que investigam a relação entre os construtos da Criatividade e Personalidade, principalmente considerando-se o modelo Big Five, pode ser notada. Neste cenário, a partir da aplicação dos testes Pensando Criativamente com Palavras de Torrance (versão brasileira) e a Bateria Fatorial da Personalidade, o presente trabalho pesquisou em uma amostra de 83 estudantes brasileiros do Ensino Médio, com idades entre 14 e 18 anos (M = 16.01, DP = .95) a relação entre os construtos referidos anteriormente. Os resultados indicaram a existência de correlações significativas apenas entre o fator Socialização e os dois índices criativos verbais (ICVI = .26; ICVII = .26), de modo a apontar que, nesta pesquisa, os construtos apresentam-se pouco relacionados. Discute-se a influência dos instrumentos e do modelo teórico adotado.

Palavras-chave : traços de personalidade; correlação estatística; aptidão; criatividade verbal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License