SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Estudo correlacional: criatividade verbal e personalidade segundo Modelo dos Cinco Grandes Fatores em estudantes brasileirosAs TICs na formação universitária: realizações e desafios para a formação em Psicologia e Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicología (Lima)

versão impressa ISSN 0254-9247

Resumo

TRISTAN LOPEZ, Agustín  e  MENDOZA GONZALEZ, Liliana. Taxonomias sobre a criatividade. Rev. psicol. (Lima) [online]. 2016, vol.34, n.1, pp. 147-183. ISSN 0254-9247.  http://dx.doi.org/10.18800/psico.201601.006.

O trabalho apresenta uma recopilação dos modelos e taxonomias que oferecem as classificações dos atributos envolvidos na inovação e criatividade. As categorias dos marcos de referência propostos por vários autores sobre estes processos, levam a uma abordagem do tema e de como caracterizá-lo para sua mensuração qualitativa e quantitativa. O foco desta recopilação de modelos e taxonomias não incide no olhar psicológico conceitual ou experimental do "pensamento criativo", mas levanta uma visão com um sentido prático, de acordo com as propostas de pesquisadores, criadores e usuários em vários campos do conhecimento para sua aplicação em várias profissões ou ambientes acadêmicos.

Palavras-chave : criatividade; inovação; processos de pensamento; taxonomia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License